domingo, 4 de setembro de 2011

REVOLTA DA CHIBATA

Líder: João Cândido Felisberto


Local: Baía de Guanabara (RJ)


Ano: 1910


Causa: Mais de dois mil marinheiros rebelaram-se contra a aplicação de castigos físicos a eles impostos como punição, ameaçando bombardear a cidade.


Características Gerais: A Revolta da Chibata foi um movimento de militares da Marinha do Brasil, planejado por cerca de dois anos e que culminou com um motim que se desenrolou de 22 a 27 de novembro de 1910 na baía de Guanabara




Como Acabou: os governantes da época "aceitaram "as reivindicações dos marinheiros, colocaram um espião dentro da marinha. Quando organizaram outro motim ou revolta o governo brasileiro ,após os marinheiros terem entregado as armas e embarcações , o presidente solicitou a expulsão e prisão de vários deles .Vários marinheiros foram presos em celas subterrâneas.Nesse local onde as condições de vida eram precárias, alguns prisioneiros faleceram.
Outros revoltosos presos foram enviados para a Amazônia m,onde deveriam prestar trabalhos forçados na produção de borracha .
O líder da revolta João Candido foi expulso da marinha e internado como louco em um hospital para Alienados .No ano de 1912,foi absolvido das acusações junto com outros marinheiros que participaram da revolta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário