terça-feira, 13 de setembro de 2011

FLORIANÓPOLIS

O nome da cidade de Florianópolis foi dado em homenagem a Floriano Peixoto, um homem que assumiu a presidência nacional, após a morte de Deodoro da Fonseca, que permaneceu apenas 9 meses no poder, porém na época, caso um presidente ficasse menos de 2 anos no poder, teria que ser erguida uma nova eleição, que no caso não foi feita por Floriano Peixoto (Vice-Presidente de Deodoro), o que gerou algumas revoltas e oposições.
Floriano tinha um modo de governo a base da utilização da força. Em 1894, Floriano Peixoto enviou tropas ao sul, mais precisamente para a cidade de Desterro-SC, hoje nomeada como Florianópolis, para acabar com a revolução federalista, o que causou muitas mortes.
Anos após, o governador de Santa Catarina, homenageou Floriano Peixoto, mudando o nome da cidade de Desterro para Florianópolis, Florianó (Floriano Peixoto), Polis (cidade).

Florianópolis, homenagem, ou vergonha?
O nome dado a antiga cidade de desterro, hoje chamada de Florianópolis, é uma vergonha, pois foi uma homenagem prestada na época, para um homem que nunca visitou a cidade, um homem violento, que não seguia regras, que exercia tudo na base da força, por tanto, o nome de Florianópolis, é uma vergonha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário