segunda-feira, 26 de setembro de 2011

ANÁLISE DE FONTES HISTÓRICAS: REPÚBLICA VELHA

1- Fala sobre a  Revolta da Chibata, que aconteceu devido a revolta dos marinheiros que eram submetidos a castigos a base de inúmeras chibatadas na Bahia de Guanabara. Em alguns trechos da música, são citados: Guanabara (local onde se desenrolou a revolta), Chibatas (objeto utilizado como castigo sobre os marinheiros). O trecho que afirma ser sobre a Revolta da Chibata é este "Rubras cascatas Jorravam das costas dos santos entre cantos e chibatas". 

2- Fala sobre a Guerra do Contestado, que foi liderada por José Maria (citado na música).  A música cita, terra rica em madeira (característica da área onde se desenrolou a Guerra), massacre de 20 mil pessoas (consequência da Guerra), ferrovia (principal causadora da Guerra).

3- Fala sobre a Guerra de Canudos, que foi um combate sangrento, com o objetivo de acabar com a cidade de Canudos, onde morreram aproximadamente 20 mil pessoas...........

4- A imagem é sobre a revolta da vacina. Na imagem, mostra médicos ou enfermeiros, sentados sobre siringas, em um front contra os populares em suas casas.
No centro da imagem, está Oswaldo Cruz, médico responsável pelo programa de vacinação.
Hoje em dia, as pessoas não são mais forçadas a tomarem vacinas, pelo contrário, elas até pagam pela vacinação, diferente de antigamente, onde as pessoas eram vacinadas com o uso da força, pois o governo não fazia campanhas de conscientização a favor da vacina, e pela falta de higiene.

Um comentário:

  1. Cite trechos das fontes.
    No título do post, coloque "análise de fontes históricas: República Velha".
    Você precisa escrevar mais sobre os assuntos.

    Abraço.

    ResponderExcluir