segunda-feira, 29 de agosto de 2011

REPÚBLICA VELHA


Com a saída de Floriano Peixoto começou a República do Café com leite. A maioria dos presidentes desta época eram de MG e SP. Estes 2 estados eram os mais ricos da nação e os presidentes, oriundos das elites mineiras e paulistas, acabavam favorecendo sempre o setor agrícola, principalmente do café (paulista) e o leite (mineiro). Daí o nome República do Café com leite. Aliás, a República do Café com leite foi uma das características da República Velha. Ao favorecer a região sudeste, as outras regiões acabaram sendo abandonadas. A política do Café com  leite sofreu críticas de empresários ligados à indústria (área que estava se expandindo naquele período).

A República Velha divide-se em 2 períodos:
1º) República da Espada: foi o momento histórico em que o Brasil foi governado por 2 militares: Mal. Deodoro da Fonseca e Mal. Floriano Peixoto.
2º) República das Oligarquias: período que vai da eleição de Prudente de Morais até a Revolução de 1930(liderada por Getúlio Vargas). Período caracterizado pela supremacia política das oligarquias estaduais (donos de terras principalmente).

Durante seu período, a república velha teve 13 presidentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário