terça-feira, 27 de setembro de 2011

REVOLUÇÃO DE TRINTA

Causas - Pôr fim na primeira república, a do café com leite.

Líder - Getúlio Vargas

Como aconteceu - Ocorreu durante a república velha, ocasionou o fim da república café com leite.

O que mudou após a revolução - Fim da hegemonia da burguesia do café e inicio da era Vargas.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

ANÁLISE DE FONTES HISTÓRICAS: REPÚBLICA VELHA

1- Fala sobre a  Revolta da Chibata, que aconteceu devido a revolta dos marinheiros que eram submetidos a castigos a base de inúmeras chibatadas na Bahia de Guanabara. Em alguns trechos da música, são citados: Guanabara (local onde se desenrolou a revolta), Chibatas (objeto utilizado como castigo sobre os marinheiros). O trecho que afirma ser sobre a Revolta da Chibata é este "Rubras cascatas Jorravam das costas dos santos entre cantos e chibatas". 

2- Fala sobre a Guerra do Contestado, que foi liderada por José Maria (citado na música).  A música cita, terra rica em madeira (característica da área onde se desenrolou a Guerra), massacre de 20 mil pessoas (consequência da Guerra), ferrovia (principal causadora da Guerra).

3- Fala sobre a Guerra de Canudos, que foi um combate sangrento, com o objetivo de acabar com a cidade de Canudos, onde morreram aproximadamente 20 mil pessoas...........

4- A imagem é sobre a revolta da vacina. Na imagem, mostra médicos ou enfermeiros, sentados sobre siringas, em um front contra os populares em suas casas.
No centro da imagem, está Oswaldo Cruz, médico responsável pelo programa de vacinação.
Hoje em dia, as pessoas não são mais forçadas a tomarem vacinas, pelo contrário, elas até pagam pela vacinação, diferente de antigamente, onde as pessoas eram vacinadas com o uso da força, pois o governo não fazia campanhas de conscientização a favor da vacina, e pela falta de higiene.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

FLORIANÓPOLIS

O nome da cidade de Florianópolis foi dado em homenagem a Floriano Peixoto, um homem que assumiu a presidência nacional, após a morte de Deodoro da Fonseca, que permaneceu apenas 9 meses no poder, porém na época, caso um presidente ficasse menos de 2 anos no poder, teria que ser erguida uma nova eleição, que no caso não foi feita por Floriano Peixoto (Vice-Presidente de Deodoro), o que gerou algumas revoltas e oposições.
Floriano tinha um modo de governo a base da utilização da força. Em 1894, Floriano Peixoto enviou tropas ao sul, mais precisamente para a cidade de Desterro-SC, hoje nomeada como Florianópolis, para acabar com a revolução federalista, o que causou muitas mortes.
Anos após, o governador de Santa Catarina, homenageou Floriano Peixoto, mudando o nome da cidade de Desterro para Florianópolis, Florianó (Floriano Peixoto), Polis (cidade).

Florianópolis, homenagem, ou vergonha?
O nome dado a antiga cidade de desterro, hoje chamada de Florianópolis, é uma vergonha, pois foi uma homenagem prestada na época, para um homem que nunca visitou a cidade, um homem violento, que não seguia regras, que exercia tudo na base da força, por tanto, o nome de Florianópolis, é uma vergonha.

domingo, 4 de setembro de 2011

CANGAÇO

Líder:  Lampião (Virgulino Ferreira da Silva)


Local: Sertão Nordestino


Ano: Entre o final do século XIX e começo do XX


Causas: Os grupos de cangaceiros apareceram em função, principalmente, das péssimas condições sociais da região nordestina. O latifúndio, que concentrava terra e renda nas mãos dos fazendeiros.


Características Gerais: Os cangaceiros não moravam em locais fixos. Possuíam uma vida nômade, indo de uma cidade para outra. Ao chegarem nas cidades pediam recursos e ajuda aos moradores locais. Aos que se recusavam a ajudar o bando, sobrava a violência.  Como não seguiam as leis estabelecidas pelo governo, eram perseguidos constantemente pelos policiais. Usavam roupas e chapéus de couro para protegerem os corpos durante as fugas da vegetação cheia de espinhos da caatinga. Além desse recurso da vestimenta, usavam todos os conhecimentos que possuíam sobre o território nordestino (fontes de água, ervas, tipos de solo e vegetação) para fugirem ou obterem esconderijos. 


Como Acabou: Depois do fim do bando de Lampião, os outros grupos de cangaceiros, já enfraquecidos, foram se desarticulando até terminarem de vez ,no final da década de 1930.

REVOLUÇÃO FEDERALISTA

Líderes: Gaspar Silveira Martins e Gumercindo Saraiva


Local: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná


Ano: 1893 - 1895


Causas: instabilidade política gerada pelos federalistas, que pretendiam "libertar o Rio Grande do Sul da tirania de Júlio Prates de Castilhos", então presidente do Estado.


Características Gerais: 


Como Acabou: O federalista Saldanha da Gama lutou até a morte com os últimos quatrocentos homens remanescentes em suas tropas. Para dar fim a outros possíveis levantes, um acordo de paz foi assinado, em agosto de 1895, concedendo anistia a todos os que participaram do conflito.

REVOLTA DA CHIBATA

Líder: João Cândido Felisberto


Local: Baía de Guanabara (RJ)


Ano: 1910


Causa: Mais de dois mil marinheiros rebelaram-se contra a aplicação de castigos físicos a eles impostos como punição, ameaçando bombardear a cidade.


Características Gerais: A Revolta da Chibata foi um movimento de militares da Marinha do Brasil, planejado por cerca de dois anos e que culminou com um motim que se desenrolou de 22 a 27 de novembro de 1910 na baía de Guanabara




Como Acabou: os governantes da época "aceitaram "as reivindicações dos marinheiros, colocaram um espião dentro da marinha. Quando organizaram outro motim ou revolta o governo brasileiro ,após os marinheiros terem entregado as armas e embarcações , o presidente solicitou a expulsão e prisão de vários deles .Vários marinheiros foram presos em celas subterrâneas.Nesse local onde as condições de vida eram precárias, alguns prisioneiros faleceram.
Outros revoltosos presos foram enviados para a Amazônia m,onde deveriam prestar trabalhos forçados na produção de borracha .
O líder da revolta João Candido foi expulso da marinha e internado como louco em um hospital para Alienados .No ano de 1912,foi absolvido das acusações junto com outros marinheiros que participaram da revolta.

REVOLTA DA VACINA

Líder: Foi uma revolta popular.


Local: Rio de Janeiro


Ano: 1904


Causas: O motivo que desencadeou a revolta foi a campanha de vacinação obrigatória, imposta pelo governo federal, contra a varíola. 


Características Gerais: Embora o objetivo fosse positivo, as vacinas foram aplicadas de forma autoritária e violenta. Em alguns casos, os agentes sanitários invadiam as casas e vacinavam as pessoas à força, provocando revolta nas pessoas.


Como acabou: As manifestações populares e conflitos espalharam-se pelas ruas. Populares destroem bondes, apedrejam prédios públicos e espalham a desordem pela cidade. Em 16 de novembro de 1904, o presidente Rodrigues Alves revoga a lei da vacinação obrigatória, colocando nas ruas o exército, a marinha e a polícia para acabar com os tumultos. Em poucos dias a cidade voltava a calma e a ordem.