terça-feira, 30 de agosto de 2011

GUERRA DO CONTESTADO


Líderes: José Maria,  Venuto Baiano, Chico ventura, Aleixo Gonçalves, Antonio Tavares, Adeodato Ramos, Bonifácio Papudo e Alemãozinho


Local: Santa Catarina e Paraná



Ano: Outubro de 1912 a agosto de 1916.


Causas: As principais causas foram a falta de regularização da posse de terras e a insatisfação da população.


Características Gerais: F
oi um conflito armado, entre a população cabocla e os representantes do poder estadual e federal brasileiro travado entre outubro de 1912 a agosto de 1916, numa região rica em erva-mate e madeira pretendida pelos Estados do Paraná, Santa Catarina. Com a criação da estrada de ferro, por volta de 15 quilômetros para cada lado da ferrovia teria de ficar livre, por tanto, os moradores dessas áreas tiveram de deixar suas casas. Juntamente com essas pessoas que tiveram de deixar sua moradia, estavam os homens que trabalharam na construção da ferrovia que acabaram ficando sem emprego, gerando o conflito. Liderados por José Maria.



Como acabou:  A guerra terminou somente em 1916, quando as tropas oficiais conseguiram prender Adeodato. Ele foi condenado a trinta anos de prisão.

GUERRA DE CANUDOS

Lider: Antônio Conselheiro

Local:  Comunidade de Canudos, no interior do estado da Bahia, no nordeste do Brasil.

Ano: 1896-1897

Causas: Não pagamentos de impostos, não seguimento das leis estabelecidas pela república, ações de Antônio Conselheiro contrárias a igreja católica.

Características Gerais: Foi um combate sangrento, onde foram organizadas cinco expedições pelos militares, com a tentativa de acabar com canudos, as quatro primeiras expedições foram detidas pelos habitantes de Canudos, na quinta expedição, cinco mil soldados, mataram aproximadamente 20 mil pessoas, utilizando canhões e etc.

Como Acabou: A guerra acabou com a morte de Antônio Conselheiro, e um massacre generalizado da população de 20 mil habitantes de Canudos, na época um número de habitantes relativamente grande.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

RESENHA ARTIGO REPÚBLICA VELHA


ARTIGO:

A Primeira República vinha, no início do século XX, num ritmo calmo, sem sobressaltos, previsível até. Foi quando o presidente Afonso Pena resolveu tomar uma liberdade inédita então – e hoje, no início do século XIX, banalizada: influenciar na escolha do seu sucessor. O procedimento comum no período era outro: as eleições, em vez de “promover a alternância de poder” e “revelar a vontade popular”, serviam apenas para “solucionar os eventuais conflitos políticos dentro dos estados e controlar a multidão para a manutenção da ordem vigente”.
Os nomes indicados por Pena, para complicar o processo, tiveram problemas de percurso. O primeiro, João Pinheiro, morreu em 1908. O segundo, Davi Campista, sofreu críticas de políticos mais experientes. O terceiro, que se manteve, tinha um problema grave: era militar, numa época em que os sinais da Primeira Guerra Mundial já se manifestavam. Para piorar, Pena morreu antes de completar o mandato, mas seu sucessor, o vice-presidente Nilo Peçanha, manteve a aposta. Foi dentro desse contexto que surgiu o nome de um político e, à época, presidente da ABL, como a possibilidade de uma candidatura “civil”. E estava afetada a monotonia da Primeira República.
A campanha presidencial de 1910, entre o Marechal Hermes da Fonseca e o “águia de Haia” Rui Barbosa, a participação da população num pleito que, pela primeira vez movimentou paixões.
http://www.revistadehistoria.com.br/secao/gente-da-historia/a-primeira-eleicao     autor(a): Ronaldo Pelli


ANÁLISE E RESENHA: O artigo retrata sobre a república velha, início do século XX, o modo do governo de Afonso Pena e seu procedimento de eleição do seu sucessor. Fala dos problemas com os nomes citados por Afonso Pena para a sucessão, a morte de Pena antes de completar seu mandato.
 O artigo fala um pouco sobre candidatos e a candidatura da república velha, talvez interessante,  porém não parece ser um artigo muito completo dos fatos ou acontecimentos de governo da época. 

REPÚBLICA VELHA


Com a saída de Floriano Peixoto começou a República do Café com leite. A maioria dos presidentes desta época eram de MG e SP. Estes 2 estados eram os mais ricos da nação e os presidentes, oriundos das elites mineiras e paulistas, acabavam favorecendo sempre o setor agrícola, principalmente do café (paulista) e o leite (mineiro). Daí o nome República do Café com leite. Aliás, a República do Café com leite foi uma das características da República Velha. Ao favorecer a região sudeste, as outras regiões acabaram sendo abandonadas. A política do Café com  leite sofreu críticas de empresários ligados à indústria (área que estava se expandindo naquele período).

A República Velha divide-se em 2 períodos:
1º) República da Espada: foi o momento histórico em que o Brasil foi governado por 2 militares: Mal. Deodoro da Fonseca e Mal. Floriano Peixoto.
2º) República das Oligarquias: período que vai da eleição de Prudente de Morais até a Revolução de 1930(liderada por Getúlio Vargas). Período caracterizado pela supremacia política das oligarquias estaduais (donos de terras principalmente).

Durante seu período, a república velha teve 13 presidentes.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Avaliação Do Primeiro semestre

Durante o primeiro este semestre que passou, aprendi e relembrei diversos temas e conteúdos sobre a história mundial, a utilização do blog é interessante, pois é uma maneira de se usar a tecnologia para o bem, e usar também a internet para o bem próprio, ainda mais nos tempos de hoje, onde a internet é um dos maiores vícios dos jovens.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Relação entre o game Medalha de Honra (Medal Of Honor) e a II GM


Medal of Honor (MOH) é um nome de uma série de jogos eletrônicos idealizados pelo realizador Steven Spielberg, do estilo "first-person shooter (FPS)", cuja ação ocorre no período da Segunda Guerra Mundial. O primeiro jogo foi desenvolvido pela DreamWorks Interactive (actualmente designada "EA Los Angeles") e publicado pela Electronic Arts em 1999 para o console PlayStation. Desde então, Medal of Honor originou uma série de outros jogos semelhantes, disponíveis para outras plataformas como PC.
No jogo original, o jogador encarna o tenente Jimmy Patterson, um soldado ligado a uma organização militar secreta dos EUA.O objetivo é completar uma série de missões, que incluem destruir estruturas e soldados dos exércitos das Potências do Eixo. Durante os jogos, são representados alguns momentos históricos daquela guerra, como o desembarque na Normandia ou a Batalha das Ardenas, inspirados no filme "Saving Private Ryan". Todo o armamento, replica com detalhe aquele usado na altura e a sonoplastia que acompanha o desenrolar dos jogos, tem sido recebido vários prêmios pela sua qualidade.
Na Alemanha, toda a série foi considerada controversa, devido ao símbolos nazistas, como emblemas, uniformes e bandeiras, que podem ser encontrados ao longo dos jogos. Naquele país, este tipo de simbologia só pode ser usado para referências históricas. Assim, foi considerado inadequado para os mais jovens e disponibilizado apenas para pessoas com idade superior a 18 anos, e toda a publicidade foi retirada.
Apesar de ser um jogo relativamente antigo, a série ainda é muito popular devido à sua excelente jogabilidade. Os jogadores online se organizam na forma de clãs, que funcionam como agremiações desportivas, e estes clãs travam confrontos entre si.

II GM

A Segunda Guerra Mundial, iniciada setembro de 1939, foi a maior catástrofe provocada pelo homem em toda a sua história. Envolveu setenta e duas nações em todos os continentes (direta ou indiretamente). O número de mortos superou cinqüenta milhões havendo ainda uns vinte e oito milhões de mutilados.
É difícil de calcular quantos outros milhões saíram do conflito vivos, mas completamente inutilizados devido aos traumatismos psíquicos a que foram submetidos (bombardeios aéreos, torturas, fome e medo permanente). Outra de suas características, talvez a mais brutal, foi a diferença entre aqueles que combatiam no fronte e a população civil na retaguarda.